ilustra_inspiração e cor

ilustração: Martina Viegas

Hoje, a pauta nada tem a ver com sonoridade. Mesmo assim, se você é do tipo que adora encontrar sensações diversas diante de uma obra de arte, bem-vindo a um incrível universo sinestésico. No último domingo, rumei para o MASP junto com meu namorado e nosso guarda-chuva. Adentramos “O mundo mágico de Marc Chagall” e aí tudo se fez novo. Minha relação com o grande artista era antiga. Nos conhecemos em um curso de história da arte que eu fiz, porém, quando entrei no museu, percebi que sabia muito pouco sobre ele e esta era uma oportunidade bacanuda para me encantar ainda mais.

Nascido na Bielo-Rússia, território que pertencera à Rússia, em um bairro muito pobre de judeus, Chagall cresceu em meio à violência e intolerância religiosa contra seu povo. No entanto, o menino que teria o futuro aparentemente imobilizado, através de sua arte se tornou um revolucionário que transformou o século e a história de toda uma geração.

Ele bebeu da fonte de Cézanne, Rembrandt, Picasso, Matisse e todas estas influências são perceptíveis em seu trabalhos, seja nas cores, formas ou respeito com que dedicadamente contava suas estórias. As fábulas e a história do velho testamento que retratam a comunhão de seu povo com Deus são constantes em sua obra.

E de repente, você que se pega lendo tudo o que escrevi, me pergunta “Mas cadê a música?”. Muito bem, farei uma confissão pessoal, porém transferível: diante das cores e da leveza com que as personagens são retratadas na obra “chagalliana” tenho a impressão que elas dançam. Pode ser uma ciranda ou um vento forte que tenha soprado sobre elas, mas sempre as vejo dançando.

Devaneios à parte, deixo esta super dica

Serviço:

MASP
Av. Paulista, 1.578 – Bela Vista – Centro. Telefone: 3251-5644.
Ingresso: R$ 15 (grátis p/ menores de dez, maiores de 60 anos, ter. e dia 25).
terça, quarta e sexta a domingo: 11h às 17h (c/ permanência até as 18h).
quinta: 11h às 19h (c/ permanência até as 20h).


Subscribe to comments Comment | Trackback |
Post Tags:

Browse Timeline


Add a Comment


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


© Copyright 2007 Blog therelli . Thanks for visiting!